Notícia aos visitantes
O Ministério da Ciência e Tecnologia e Instituto da Cidadania Brasil promoveram o prêmio “CIDADANIA SEM FRONTEIRAS” com o objetivo de premiar, reconhecer e criar referência para as melhores ações ou práticas sociais desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior brasileiras. O projeto Ecoedu Ambiental no dia 24 de agosto de 2009 às 20h no Teatro Raul Cortez, em São Paulo, foi premiado como projeto Destaque 2009 em Inclusão Social pelo Intituto.
O projeto Ecoedu Ambiental – Plantando Conhecimento tem a missão de promover a inclusão social e digital de crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 14 anos, que apresentam necessidades educacionais especiais e que se encontram em situação de vulnerabilidade social no município de Limeira, por meio da educação ambiental. Inserindo a criança e o formador em um mundo de possibilidades de participação ativa na formação de uma cultura de pensadores, de socialização e de melhoria do rendimento escolar, uma vez que cada indivíduo participante percebe-se integrante, dependente e agente de transformações positivas na sociedade e em seu meio.
O projeto utiliza o conceito de trabalho em rede, onde tece junto à sociedade referências participativas na formação e no desenvolvimento de crianças; como a escola em seu papel de receptora e disseminadora da proposta, os professores como motivadores das atividades, os jovens como protagonistas e condutoras da idéia e da metodologia e as crianças como assimiladores e agentes de treansformações, criando com isso uma verdadeira comunidade de propósitos.